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Qual a importância de um Diagnóstico Organizacional?

Ora, primeiro vamos reforçar o conceito de diagnóstico e para que serve?

Substantivo masculino: determinação de uma doença a partir da descrição de seus sintomas e da realização de diversos exames. Comumente usados na medicina, por meio de procedimento através do qual o médico faz exames, durante a consulta, buscando encontrar a razão e a natureza da afecção, da doença. (Fonte: Dicionário Aurélio)

E no mundo organizacional e empresarial também precisamos determinar quais os problemas que nossas organizações enfrentam ao longo de sua existência! Então, quais seriam os problemas organizacionais que afetam os sinais vitais de uma organização, ou seja, sua Saúde Organizacional?

Poderíamos exemplificar de um modo geral:

  • Estrutura organizacional burocrática sem clareza de papéis e funções dos gestores;
  • Excesso de burocracia na relação com clientes, fornecedores e parceiros;
  • Processo decisório dos gestores confuso, burocrático e sem uso permanente de indicadores do negócio;
  • Cultura administrativa inadequada e entrópica;
  • Diminuição crescente das vendas de produtos e serviços; 
  • Perda de mercado para concorrência em razão da baixa qualidade, ou falta de inovação dos produtos;
  • Estratégia organizacional indefinida ou mal comunicada;
  • Pessoas desmotivadas e não capacitadas para executar os processos;
  • Falta de clareza na agregação de valor nos processos de negócios e interação com o mercado e fornecedores;
  • Falta de integração de dados e sistemas de informações para automatizar os processos de negócios.

A e-LOGOS desenvolveu um método de diagnóstico organizacional que tem o objetivo de servir como instrumento de avaliação organizacional baseado nos enfoques Organização – Estratégia – Processos – Tecnologia, e permite que a Administração tenha uma visão geral da organização, possibilitando traçar planos de ação para correção, ajustes e até a inovação do negócio.

Qual o significado dos Enfoques?

O enfoque organização engloba todos os temas relacionados à capacidade empreendedora da alta administração em definir, acompanhar e rever o seu projeto/modelo organizacional e de funcionamento, de forma a atender todos os interesses das partes interessadas (Clientes, Administração, Colaboradores, Fornecedores e Sociedade).

O enfoque estratégia trata dos temas relacionados à capacidade da alta administração em definir, desdobrar e implantar estratégias e planos de curto e longo prazo de forma a gerar resultados sustentáveis para todas as partes interessadas (Clientes, Administração, Colaboradores, Fornecedores e Sociedade).

O enfoque processos diz respeito à capacidade da alta administração em definir, tratar, simplificar e automatizar processos críticos da organização de forma a gerar melhores produtos e serviços destinados aos clientes, e atender os níveis de conformidade e desempenho requeridos para empresa.

O enfoque tecnologia examina como a organização projeta, estrutura, implanta, controla e aprimora os sistemas de informação e a gestão dos dados para apoiar a gestão dos processos críticos da empresa, de forma a gerar informações estruturadas, analíticas e de custos para apoiar a tomada de decisão, baseada na compliance regulatória a ser atendida.

Para cada um dos Enfoques, foram definidas perguntas encadeadas para aferir o estágio de maturidade da gestão da organização com pesos e escala de pontuação.

Não adota: Não é adotada a prática, e também não iniciou o planejamento para implantação. Exemplo: A organização percebe a necessidade de rever seu modelo de funcionamento, em razão de diversos problemas que estão ocorrendo, como burocracia excessiva, ausência de políticas, regras e controles internos que estão gerando perdas nos resultados da organização, contudo a Administração não tomou a decisão de enfrentar o problema.

Iniciou implantação: A organização decidiu enfrentar o problema e aprovou um planejamento visando equacionar os problemas. Evidência: Aprovação de plano com responsáveis, prazos e produtos para resolver a burocracia excessiva, ausência de políticas, regras, controles internos e novos procedimentos gerais que estão gerando perdas nos resultados da organização.

Adota parcialmente: O plano está em execução, contudo todos os produtos previstos no projeto de mudança, ainda não estão completamente implantados, ou seja, o grau de aplicação é parcial na organização. Evidência: Foram implantadas todos as novas políticas, contudo seu desdobramento em regras, controles e novos processos ainda estão em desenvolvimento.

Adota integralmente: O plano foi 100 % executado e todos os produtos previstos no projeto de mudança, foram implantados e instituídos em toda a organização e já está em ritmo de gestão o acompanhamento dos novos resultados previstos pelas novas ferramentas de gestão pelos administradores.

Ao determinar o DNA ou “Logos” da organização, por meio da auto avaliação o gestor poderá conhecer o estágio atual da sua empresa/organização e poderá gerar um plano de ação com vistas a avançar no nível de maturidade desejado.

Para cada estágio, a organização deverá traçar um plano de ação para avançar no grau de maturidade desejado, mantendo e incorporando ou inovando nas práticas de gestão apropriadas, como por exemplo:

  • Boas práticas de Governança Corporativa com a adoção de manuais, documentos e normas essenciais e matrizes de responsabilidades/riscos, controles e informações para compliance e integridade da organização;   
  • Métodos de desenvolvimento e aplicação das competências essenciais da organização;
  • Modelo organizacional aberto e adaptativo para incorporação de boas práticas para todas as partes interessadas;
  • Modelo de negócio ancorado na gestão das estratégias e planos;
  • Modelo de gestão suportado por processo decisório ativo com uso de indicadores chave do negócio;
  • Governança dos processos essenciais do negócio ativa, suportado por ferramentas de tecnologia da informação;
  • Governança de dados e sistemas de informação que propiciem a integração das informações e regras de negócios com baixo custo e qualidade.

Para mais informações sobre Diagnóstico Organizacional, acesse Referenciais.

Faça o Diagnóstico Organizacional da sua empresa aqui.

¬ Artigo escrito por Elysson Ribeiro

 

 

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