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Minha organização semeia e colhe frutos de excelência?

Ao longo dos últimos anos, temos visto o vigoroso sucesso do agronegócio brasileiro, que tem gerado resultados importantes para a balança comercial brasileira, por meio da semeadura e colheita de alimentos que têm alimentado grande parte do mundo! Um verdadeiro sucesso onde existe uma integração de vários aspectos, desde as sementes que são produzidas pela Embrapa, o plantio e semeadura com as tecnologias agrícolas até a colheita com equipamentos de alta tecnologia! Isso tudo através de um modelo de gestão eficiente e que tem gerado valor pelos frutos de excelência!

Ora, entendemos que é possível comparar e incorporar numa empresa ou organização esse ambiente virtuoso! O chamado Benchmarking!    

Essa é uma ótima questão e tem sido feita há muito tempo! Quais virtudes são necessárias para uma empresa ou organização ser bem-sucedida e geradora de frutos de excelência? Em outras palavras, o alto nível de qualidade dos produtos e serviços entregue aos seus clientes e, consequentemente, ser reconhecida no seu mercado de atuação.

Muitos autores e especialistas tem se aventurado em definir e propor fundamentos, valores e filosofias que exprimem a excelência de uma organização!

Então, permita-me acrescentar a essa lista de ótimos fundamentos e propor outras virtudes que fazem de uma empresa ser considerada de excelência e admirada e até mesmo copiada em suas boas práticas de gestão!

Peguemos o exemplo acima do Agronegócio como referencial de excelência! Pensemos numa grande plantação de uma cultura, o que faz com que ela seja tão produtiva e por tanto tempo consiga gerar resultados de maneira impressionante. Em tese, as grandes etapas do processo são citadas abaixo:

  • Planejamento e escolha da cultura;
  • Condições de clima e solo da região de cultivo e semeadura;
  • Uso correto para preparação do solo e irrigação;
  • Cuidado e enfrentamento das doenças e pragas;
  • Colheita e entrega.

Planejamento e escolha da cultura

Numa empresa o primeiro passo é definir e planejar o seu negócio, em que mercado quer atuar, com que produto e serviço, com que processos e operação, e qual valor pretende gerar com negócio. Neste ponto parece óbvio, contudo, algumas empresas falham ao definir essa questão.

Para melhor fixar a ideia, vamos aos exemplos hipotéticos:

1º exemplo:

“Uma Entidade Fechada de Previdência Complementar – EFPC, ou seja, um Fundo de Pensão de determinada empresa foi criado com o objetivo de oferecer um plano de previdência para 5.000 vidas e pretende oferecer rentabilidade comparativa com os melhores resultados referenciais do mercado de previdência, e para tanto, estruturou a equipe dirigente e gestores e técnicos com o perfil recomendado pelo mercado, criou a estrutura organizacional  e um modelo de governança corporativa que se baseia no controle de todas as informações essenciais de investimento, risco, rentabilidade, dados atuariais e compliance de regras e normas reguladoras, bem como os processos financeiros e de relacionamento com os participantes”.  

2º exemplo:

“A partir de decisão do Governo foi criada uma Agência Reguladora com a finalidade de regulamentar, controlar e fiscalizar o mercado recém privatizado de determinado setor. As normas e estrutura da organização foram definidas junto com os profissionais e gestores que irão compor as áreas. Por decisão da administração superior os principais processos de funcionamento da Agência foram definidos e planejados para futura certificação com vista a obter e manter uma qualidade avaliada permanente pelo cliente e usuário final dos serviços. Os modelos de governança foram aprovados e são alimentados por sistemas e informações atualizadas das áreas críticas da Agência e suportam o processo de decisão dos gestores”.

 

Condições de clima e solo da região de cultivo e semeadura

1º exemplo:

“Uma Entidade Fechada de Previdência Complementar – EFPC, ou seja, um Fundo de Pensão, avalia permanentemente os principais indicadores e observa as normas e regulamentos gerados pelo Regulador e prospecta informações e tendências do setor e a situação macroeconômica e seus reflexos no mercado de previdência complementar para buscar solidez nos indicadores principais do negócio.   

2º exemplo:

“A Agência Reguladora efetua práticas permanentes de ouvir a sociedade e usuários e avalia as principais tendências e tecnologias que afetam o setor e aplicam de forma sistematizada nos processos de regulamentação, fiscalização e controle e acompanhamento de resultados”.

    

Uso correto para preparação do solo e irrigação

1º exemplo:

“Uma Entidade Fechada de Previdência Complementar – EFPC, ou seja, um Fundo de Pensão promove o controle efetivo de custos e investe recursos financeiros, administrativos e tecnológicos para melhoria e inovação dos serviços prestados aos participantes”.

2º exemplo:

“Uma Agência Reguladora deve efetuar o controle sistemático do seu orçamento aprovado, realizando os investimentos previstos no planejamento de trabalho, mantendo o equilíbrio dos custos e gastos, alocando recursos financeiros, humanos, tecnológicos e de infraestrutura para prestação dos serviços destinados aos clientes e usuários do órgão.”

 

Cuidado e enfrentamento das doenças e pragas

1º exemplo:

“É sempre possível a ocorrência de problemas simples e/ou complexos que afetam a Entidade Fechada de Previdência Complementar – EFPC, por isso é imprescindível a adoção de medidas de gestão para resolução imediata de determinado situação problemática, por exemplo: Com a pandemia do COVID – 19 a EFPC estruturou a ambiente de trabalho remoto em 24 horas em função da criticidade do atendimento remoto sem interrupção nas 08 horas ao dia em 7 dias por semana”.

2º exemplo:

“A Agência Reguladora a partir de inúmeras reclamações redefiniu o processo e sistema de audiência pública para ampliar a escala, amplitude e abrangência da captação de informações, sugestões, recomendações e reclamações disponível no site institucional na Internet em três idiomas (Português – Inglês – Espanhol).”

  

Colheita e entrega

1º exemplo:

“A Entidade Fechada de Previdência Complementar – EFPC executa diariamente os seus processos de negócio e de gestão e governança, controla seus resultados de investimentos e gestão atuarial, e divulga mensalmente os principais indicadores em relatórios estruturados para todas as partes interessadas, mantendo rígido controle dos indicadores de forma a manter o patrimônio econômico e financeiros dos participantes”.

2º exemplo:

“A Agência Reguladora efetua a regulação, fiscalização e controle do setor regulado, a partir das leis, normas e diretrizes, bem como o nível de atendimento ideal aos usuários dos serviços, mantendo a solidez e qualidade do mercado competitivo, contribuindo para macroeconomia do País.”

 

O desafio da nova liderança é implantar essas novas práticas de maneira permanente!

Permita-me propor o seguinte caminho pode ser o seguinte:

Trabalhar a nova organização

  • Criar e desenvolver uma nova Liderança que planeje o ciclo de melhoria e inovação no curto, médio e longo prazos;
  • Implantar uma estrutura plana, flexível e desburocratizada;
  • Implantar um modelo organizacional simples, porém eficiente com gestores e técnicos comprometidos com a mudança;
  • Buscar e alinhar os melhores talentos humanos disponíveis.   

 

Trabalhar as novas estratégias

  • Rever e aprimorar o modelo de negócio com viés digital;
  • Definir poucos e bons projetos impactantes que irão gerar resultados imediatos;
  • Investir na melhoria e inovação dos processos de negócios para transformação; digital com uso adequado de recursos de tecnologia da informação;
  • Rever métodos para gestão do desempenho ativo da organização. 

 

Trabalhar os novos processos

  • Rever o ecossistema de geração de valor para capturar e otimizar valor;
  • Automatizar os principais processos críticos de negócios;
  • Racionalizar e simplificar processos;
  • Reforçar a gestão dos processos.

 

Trabalhar a tecnologia

  • Tornar a empresa ágil, simples e adaptável às mudanças exigidas do ambiente, eliminando gargalos, erros e excesso de burocracia dos processos por meio da tecnologia da informação;
  • Definir um plano de investimento na automação e inovação dos processos, visando a obtenção de valor com a redução de custos diretos de tecnologia da informação;
  • Gerenciar a evolução dos Sistemas de Informações, do gerenciamento integrado de dados e regras de negócio, com foco no atendimento aos processos e regulamentações pertinentes;
  • Gerenciar os principais dados, regras, informações e sistemas de informação, mantendo a Compliance Regulatória em atendimento aos requisitos regulamentares aplicáveis, provendo permanentemente análises estatísticas dos principais indicadores para tomada de decisão dos gestores.

A e-LOGOS pode lhe ajudar na trajetória de evolução para excelência da sua organização, acesse nosso site e faça contato.

¬ Artigo escrito por Elysson Ribeiro

 

 

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