Estabelecendo uma nova Plataforma Digital para apoio na gestão de empresas competitivas
“A inovação por si só não é o segredo da vantagem competitiva, mas sim a capacidade de mesclar disciplina com inovação”
Jim Collins
Observação: Enquanto a criatividade é um traço humano natural, a disciplina é aprendida. Empresas que têm sucesso nos negócios, disse Jim Collins, unem os dois atributos para obter resultados produtivos e escaláveis. Em outras palavras, não basta apenas inovar. É preciso ter uma forma de inovar para criar coisas novas sem perder o foco para gerar valor.
Nos últimos anos temos observado o quanto as empresas têm investido em inovação e gerando novos modelos de negócios, alguns alicerçados na transformação digital que acelera a passos largos a inovação. Isso em função do desafio de aumentar a velocidade e flexibilidade das estruturas e processos de negócios com atração de novos talentos humanos.
O termo “plataforma” tem sido muito explorado ultimamente e costuma ser associado a ecossistemas fortes e intensos que conectam várias comunidades de usuários nos novos modelos de negócios essencialmente digitais.
Entretanto é mandatório a organização possuir algumas práticas-chave que irão alavancar a criatividade e inovação e criar uma “plataforma de serviços de gestão” que venha a suportar todas as iniciativas de modernização e automação de processos de negócio, conferindo, ainda um modelo de gestão que mantenha vivos os processos, a gestão de conteúdo, compliance/conformidade, gestão de riscos e do desempenho empresarial.
Afinal, o que é uma plataforma?
“Plataforma” é uma daquelas palavras vagamente usadas que muitas vezes carecem de uma definição específica. De maneira geral, as plataformas digitais são camadas de software que reúnem e sintetizam grandes volumes de dados para disponibilizar e tornar os serviços digitais acessíveis em vários dispositivos. Eles ajudam a definir as regras e a forma como o trabalho é feito, ao mesmo tempo que coordenam melhor as atividades e reduzem os custos de interação. O melhor tipo de plataforma convida ao envolvimento de diversos participantes, alguns dos quais criam suas próprias ofertas, ferramentas e aplicativos em cima dela. Na prática, as plataformas geralmente assumem a forma de um site, aplicativo ou outra ferramenta digital que conecta diferentes tipos de usuários.
Quais são as práticas-chave para criar essa plataforma de gestão inovadora?
Permita-me propor os seguintes direcionadores da plataforma de gestão:
- Organização
- Estratégia
- Processos
- Tecnologia
Organização
- Ter formado e atraído lideranças transformadoras e técnicas;
- Ter uma estrutura organizacional horizontalizada, simples e clara com a definição de regras, responsabilidades, políticas, alçadas e procedimentos;
- Aplicar um processo decisório rápido e lastreado por indicadores e informações integradas;
- Atrair, capacitar e desenvolver talentos apaixonados pelo que fazem para fazer a mudança acontecer; e
- Criar e gerir o modelo de governança com foco no modelo de negócios, riscos e complliance.
(Veja os Serviços de Organização)
Estratégia
- Ter domínio do contexto interno e externo da organização e dos cenários que irão impactar os negócios no curto, médio e longo prazos;
- Criar e traçar estratégias para manutenção, crescimento e inovação, redução de custos e aumento da rentabilidade e competitividade do modelo de negócios;
- Definir metas e indicadores por meio de planos de ação exequíveis e com resultados imediatos e de alto impacto;
- Realizar a medição do desempenho do alcance dos objetivos com base nas premissas estabelecidas; e
- Realizar o aprendizado organizacional fazendo os ajustes de rota.
(Veja os Serviços de Estratégia)
Processos
- Criar e manter a Cadeia do Ecossistema de Valor;
- Modelar e inovar os processos de negócios criticos;
- Modelar os conteúdos, compliance dos processos principais da organização;
- Modelar os riscos e controles sensíveis para monitorar a integridade da organização;
- Manter ativo todos os processos criticos do negócio na plataforma de gestão;
- Realizar a medição do desempenho com base no comportamento dos indicadores;
- Rever, aprimorar os processos, gerando o aprendizado organizacional.
(Veja os Serviços de Processos)
Tecnologia
- Criar e manter a Governança de Dados e de Regras de Negócios;
- Redesenhar a infraestrutura tecnológica para redução de custos e melhoria do acervo de dados e suporte adequado ao modelo de negócios;
- Desenvolver e aplicar sistemas integrados o gerenciamento criterioso dos recursos financeiros, orçamentos, planos e previsões para garantir que o trabalho seja feito da forma mais eficiente e rentável possível na empresa;
- Desenvolver sistemas voltados para a gestão de clientes que proporcione experiências consistentes e personalizadas ao cliente, estabelecendo um padrão muito alto em relação dos concorrentes;
- Apoiar com aplicações a gestão do capital humano para atrair, contratar e reter os talentos necessários para cada estágio de crescimento;
- Automatizar os processos de logística e de compras que necessitam de dados mais detalhados, sistemas integrados, fluxos de trabalho automatizados e visibilidade de ponta a ponta para todas as partes envolvidas; e
- Criar, manter e aperfeiçoar a plataforma de gestão com uso de ferramenta que suporte o gerenciamento integrado de dados, processos, conteúdos e indicadores.
(Veja os Serviços de Tecnologia)
Certamente as empresas possuem algumas dessas práticas de gestão citadas acima, por isso é importante a realização de um GAP Analysis para traçar um prognóstico concreto e exequível para avançar em um modelo de gestão do negócio classe mundial.
A e-LOGOS pode apoiar sua organização no desafio de criar uma plataforma de gestão customizada para que sua organização alcance um desempenho excepcional!
¬ Artigo escrito por Elysson Ribeiro.
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