Artigos

Ajustando o leme e rumo da minha organização para enfrentar os desafios do mar revolto e retomar o curso dos objetivos desejados.

As tecnologias de gestão podem ajudar sobremaneira as organizações em momentos de crise para redirecionar a organização com nova Cultura: Liderança – Estratégia – Processos – Tecnologia.

As organizações/empresas estão enfrentando desafios sem precedentes, causados pela Pandemia do COVID-19, e, também, riscos de todos os ângulos que estão preocupando todas as partes interessadas! Muitos gestores estão decidindo rever custos, processos, tecnologia, produtos e serviços para se manter e atuar neste “novo normal”. Quando dizemos isso não é aplicável somente as organizações empresariais como também às organizações governamentais necessariamente deverão se adaptar a esse novo contexto organizacional!

Mas quais questões críticas devem ser atacadas?

  1. Sua empresa reviu as suas estratégias e o seu modelo de negócio recentemente?
  2. A organização atual consegue responder essas novas demandas de forma rápida?
  3. As pessoas conseguem executar os processos com eficiência e com a qualidade requerida pelos clientes?
  4. A tecnologia atual está apta aos novos desafios do mundo digital e apresenta custos razoáveis ao negócio?

Por onde começo?

  1. O Primeiro Passo é gerar um diagnóstico consistente que gere um prognóstico dos problemas empresariais reais e críticos que devam ser enfrentados imediatamente pelos Gestores e Administradores da Empresa.
  2.  O Segundo Passo é traçar um plano consistente para resolver os problemas, indicando a liderança que fará acontecer a mudança pretendida e urgente na organização.
  3.  O Terceiro Passo é o como fazer? É preciso estabelecer métodos e técnicas apropriadas ao negócio, contexto, cultura e história da organização, para que a mudança promova o aproveitamento das competências internas e capital intelectual, de forma a aplicar os remédios adequados, considerando os referenciais de excelência externos que farão a comparação para ajudar no salto que se almeja na gestão.
  4.  O Quarto Passo é fazer acontecer! Nesse ponto é vital o papel do Patrocinador e da Liderança Gerencial e Técnica que irá promover as transformações necessárias com a bússola da empresa que aponta para o norte, ou seja para o destino que se almeja alcançar.

Com que instrumentos de gestão devo usar?

Essa questão é de suma importância e aí vemos a necessidade de aproveitarmos os referenciais que estão à nossa disposição e que vemos ou ouvimos em meios de comunicação especializados. Os resultados que essas organizações mostram são consequência direta da aplicação de instrumentos de gestão adequados, cuja estruturação demandou tempo, estudo e foco nos objetivos.

Mas que referenciais seriam esses?

  • Governança que atenda à conformidade requerida e ao mesmo tempo gerencie dinamicamente riscos, processos, compliance, integridade, de forma alinhada aos interesses do negócio e de todas as partes interessadas, dando o suporte tecnológico e adequado para a tomada de decisão;
  • Estratégia empresarial criada, mantida e gerenciada dinamicamente e de forma viva alinhada ao modelo de negócio da organização;
  • Domínio efetivo dos processos de negócio, suportados por ambiente tecnológico que apoie efetivamente a gestão dos conteúdos, regras de negócios, de forma a prover a produtividade das pessoas no uso do capital humano e intelectual da organização;   
  • Adoção de Tecnologia que promova a transformação digital dos principais processos de negócio, direcionada por investimentos adequados e econômicos para tornar a empresa digital, contribuindo para que ela possa concorrer nesse novo mercado digital que está em evolução. 

Exemplos que podemos nos inspirar

Entidade Fechada de Previdência Privada – EFPC

Regularmente a Governança da Entidade análise vários dados e informações oriundas dos planos de benefício, custos, indicadores atuariais, indicadores de atendimento aos participantes e cenários e tendências econômicas para avaliar riscos, compliance dos regulamentos e tendências que afetam a política de investimentos. A EFPC utiliza uma plataforma que integra todas essas informações, dados e conteúdo que apoiam o processo decisório e de negócios da entidade. Aplica processo de avaliação da satisfação de seus participantes com seus serviços e produtos e utiliza os resultados para retroalimentar inovações de serviços e produtos. O uso dos recursos de tecnologia tem sido otimizado à luz do estado da arte, com foco na racionalização de custos da organização.

Organização Hospitalar de médio a grande porte

Domina seus processos operacionais e de negócio e consegue obter e manter a certificação de produtos e de profissionais médicos e de apoio para operar os equipamentos calibrados e prontos para uso permanente no atendimento aos pacientes. A cultura organizacional atual evolui e é direcionada para a atender a todas as partes interessadas com ênfase para os clientes que utilizam os serviços, por meio de colaboradores treinados e habilitados. O uso dos recursos de tecnologia tem sido otimizado à luz do estado da arte, com foco na racionalização de custos da organização.

Cooperativa de Crédito de médio a grande porte

Adota processos operacionais e de negócio, alinhados ás regras dos órgãos reguladores. Consegue gerar soluções financeiras competitivas no mercado a partir de avaliações do setor. Aplica o gerenciamento de riscos de forma efetiva suportado por plataforma que integra – dados – informações – riscos – conteúdo – compliance.  Monitora a satisfação de seus cooperados com seus serviços, e utiliza os resultados para retroalimentar inovações de serviços e produtos. O uso dos recursos de tecnologia tem sido otimizado à luz do estado da arte, com foco na racionalização de custos da organização.

Associação de Funcionários de Organizações de Porte

Possui e evolui seus produtos e serviços a partir de estratégias e planos que consideram os recursos orçamentários previstos. Conseguem manter e evoluir no número de associados a partir da oferta de serviços e produtos inovadores e de custos razoáveis que estão direcionados ao atendimento das necessidades dos associados. Sua governança é aberta e transparente com as decisões sendo publicadas periodicamente no site e meios digitais da organização. Utiliza o gerenciamento de riscos suportado por plataforma que integra – dados – informações – riscos – conteúdo – compliance. Por fim monitora a satisfação dos associados que usufruem dos seus serviços e produtos, utilizando os resultados para retroalimentar inovações de serviços e produtos. O uso dos recursos de tecnologia tem sido otimizado à luz do estado da arte, com foco na racionalização de custos da organização.

Agência Reguladora Nacional ou Estadual

Está estruturada à luz dos seus principais processos: regulamentação – fiscalização – controle de obrigações – concessões. Sua política institucional de atuação privilegia todas as partes interessadas com ênfase nos usuários dos serviços. Consegue regular o mercado com maestria utilizando informações e indicadores atuais gerados com apoio de plataforma digital que promove a integração de todos os dados e conteúdo para prover decisões fundamentadas dos gestores e conselheiros. Sua imagem perante a sociedade está relacionada à competência, imparcialidade e presteza para atender aos anseios dos usuários. O uso dos recursos de tecnologia tem sido otimizado à luz do estado da arte, com foco na racionalização de custos da organização.

Certamente boa parte das empresas e organização possuem algumas dessas práticas de gestão citadas acima, por isso recomendamos a realização de um GAP Analysis para traçar um prognóstico concreto e exequível para avançar nos objetivos empresariais desejados.       

A e-LOGOS tem o maior interesse em apoiar sua organização neste desafio! Conte conosco e faça contato!

¬ Artigo escrito por Elysson Ribeiro

 

 

Artigo, Elysson Ribeiro, e-LOGOS, Serviços de Organização, Serviços de Estratégia, Serviços de Processos, Serviços de Tecnologia

Planos & Produtos

Entre em contato com a e-LOGOS para uma análise gratuita sobre as suas necessidades e qual o melhor plano para o momento atual do seu negócio. A e-LOGOS está com uma política de descontos nos planos para atender pequenas, médias e grandes empresas

DO que sua organização precisa?

Juntos, vamos simplificar a gestão

Faça um diagnóstico organizacional online e gratuito

Rua 20 Norte, Lotes 01 a 03, Loja 03 (sobreloja)
Edifício Green Park
71.900-100
Águas Claras - DF

© 2020 e-LOGOS, Todos Os Direitos Reservados
design by The Red Studio